Corujas


Entende-se por corujas todas as aves de rapina de hábitos noturno e crepuscular da ordem Strigiformes, apesar de diferentes famílias e consequentemente, diferentes aves pertencerem a esta ordem. Como toda ave de rapina as corujas enxergam muito bem( de longe, não enxergando muito bem de perto) principalmente com pouca luz e são excelente caçadoras utilizando-se de movimentos muito rápidos para voar e abater a presa. Contam com penas especiais, são mais macias e numerosas, permitindo um vôo silencioso. São diferentes das outras aves de rapina principalmente por preferirem a noite, não significando que não estejam em atividade durante o dia! Mas não é o natural da grande maioria, que preferem a noite. Também são bem diferentes por possuirem olhos como os nossos, ambos orientados á frente da cabeça, diferente das outras que possuem olhos laterais. Esses olhos dão uma outra aparência a essas aves não podemos negar. O mais incrível é que mesmo com os olhos orientados á frente elas não perderam o benefício evolutivo das aves que tem olhos laterais, para compensar elas conseguem girar absurdamente o pescoço em até 270°! Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos.
São aves encontradas em quase todo o mundo distribuídas em 126 espécies, sendo 18 encontradas em território brasileiro. São animais solitários que se alimentam de pequenos mamíferos, principalmente roedores, outras aves e alguns invertebrados.


A coruja brasileira mais conhecida sem dúvida é a coruja buraqueira, conhecida por esse nome por viver em buracos cavados no solo sendo, portanto, uma coruja terrícola de hábitos diurnos. Chegam a medir até 27 cm, uma envergadura de 53 cm a 61 cm e vivem em torno de 9 anos em ambientes selvagens, pesam cerca de 170 a 214 mg.
O maior inimigo da coruja buraqueira é o homem, visto que, por ser uma ave de rapina, essa espécie quase não tem predadores naturais que incluem texugos, serpentes e doninhas. Entretanto, o danoso trânsito de carros bugres sobre a vegetação da praia é o principal fator da destruição da coruja buraqueira, juntamente com outras espécies da fauna da praia que compõem a cadeia alimentar. Pois ao passarem sobre a boca dos ninhos, esses veículos soterram o túnel matando mãe e filhotes asfixiados debaixo da camada de areia em que se encontram. Por alimentar-se de insetos e pequenos roedores como os ratos, é muito útil ao homem, beneficiando-o na agricultura, e sendo importante controladora da densidade populacional de roedores. Como sempre retribuímos aos animais da forma errada!

posted under |

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers