Wombats


Os Wombats ou o nariz peludo, é um mamífero marsupial endêmico da Austrália que encontra-se em grande perigo de extinção. Há cerca de 70 a 100 bichos desses num parque em Queensland, apenas! Além de sua comida favorita, uma planta nativa, ter perdido território- por competição- por um tipo de capim africano, ele também é caçado por seres humanos pelo valor de sua pele no mercado. Fica ai a importância de não se introduzir plantas exóticas sem um prévio estudo, assim como a fauna, pode causar um grande estrago quando não é bem estudada. Além de sua comida preferida estar escassa, o gado local compete com os wombats pela grama presente. As tentativas de preservação rigorosa para o wombat de fucinho(nariz)peludo tem sido muito onerosas para o governo australiano e outras fontes independentes. Eles também têm sido um problema para os pecuaristas, porque eles foram forçados a encontrar novas áreas para o seu gado para pastar. Isto é especialmente difícil porque esta área da Austrália é atingido por secas (já um problema para os wombats em si). Ressaltando que wombats é o nome geral dado aos marsupiais da família Vombatidae, mas a espécie aqui tratada é a Lasiorhinus krefftii do gênero Lasiorhinus.
Os wombats são animais terrestres que vivem em tocas subterrâneas construídas com suas poderosas garras e seus dentes. São animais noturnos e vivem tanto acima como abaixo do solo. Vivem no semi-árido, florestas ou campos abertos. Apesar de serem noturnos tomam banho de sol nas primeiras horas do dia. Seus túneis subterrâneos são bem elaborados, eles usam raízes no teto de suas tocas. Eles podem usar tocas de gerações passadas de wombats. A maioria de suas tocas têm múltiplas entradas que levam ao complexo único. Wombats raramente usam a mesmo toca em simultâneo, mas ocasionalmente, os machos e as fêmeas são encontrados juntos na mesma toca. Eles têm uma grande casa de aproximadamente 15 hectares. Por sua forma de vida( vivem em tocas subterrâneos e são noturnos), são animais difíceis de se observar, a não ser em cativeiro.
Têm a aparência de um pequeno e musculado urso de patas pequenas. O seu comprimento é de aproximadamente 1 metro e têm uma cauda muito pequena. Suas cabeças são grandes, com olhos pequenos e orelhas pontudas, ambos os sexos do Wombat-peludo estão cobertas com pelagem marrom, um tipo suave de cobertura, eles têm longos bigodes que se estendem do lado do seu nariz - daí o nome wombat de focinho peludo.
Há um único acasalamento por ano, que acontece no período de primavera / verão. A hora do nascimento varia de novembro a março, as chuvas fortes nos meses de inverno, antes da época de acasalamento é positivamente correlacionada com a taxa de natalidade. Isso é mais provável porque a chuva faz as gramíneas mais abundantes. Infelizmente, quase nada se sabe sobre os detalhes de sua reprodução ou gestação, pois é muito difícil observá-los na natureza, e em cativeiro eles não vão bem. Sabe- se que wombats de nariz peludo dão à luz um único jovem.
Devido a baixa quantidade de animais sobreviventes um fato muito interessante sobre esta espécie é a perda da heterozigosidade. Medidas de variabilidade de DNA feito em DNA extraído de amostras de populações extintas deste wombat (Deniliquin, Nova Gales do Sul, Estado Australiano) revelou que as populações de Queensland tem apenas 41% da variabilidade da população extinta, sugerindo uma espécie de gargalo em constante declínio. E infelizmente essa situação só tende a piorar. Uma espécie em estado tão crítico de extinção deveria ser melhor estudada, conservada e divulgada para sensibilização total da população. Os wombats pelo menos tem a vantagem de serem bonitinhos, mamíferos marsupiais peludinhos parecidos com ursinhos. Nem todos os bichos tem essa sorte. Se os wombats estão em no máximo 100 indivíduos, imagine certas espécies de animais não tão bonitinhos!

posted under |

5 comentários:

Rebecka disse...

Me apaixonei por essa gracinha!

Anônimo disse...

Lindo, fofoss

Anônimo disse...

Simplesmente lindo!!! Pena estar em extinção, é realmente lamentável.

Unknown disse...

Muuuuitoo lindos e graciosos! É uma pena mesmo q estão em extincao!(´∀`)

Namuhell Oliver disse...

Nossa, adorei o post. Adorei o site. Adorei tudo.

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers