Elefantes


O elefante é o maior animal terrestre dos dias atuais. É um vertebrado, mamífero da família elephantidae. Sua tromba talvez seja o membro mais marcante nesse animal gigantesco e ao mesmo tempo gracioso. A tromba, ou probóscide, na verdade nada mais é que uma fusão de nariz com lábio superior com funções altamente diversas e inesperadas, assim como incríveis! Eles usam a tromba para arrancar a comida, no caso folhas, e levá- la até a boca, para beber eles chupam a água pela tromba para depois despejar dentro da boca ou sobre o corpo para tomar um banho, quando o fazem geralmente depois do banho se cobrem de lama para funcionar como uma espécie de filtro solar. Quando o elefante nada, sua tromba fica para fora da água, pois nada mais é que um nariz que precisa respirar. Além de todas essas funções, a tromba também serve como instrumento social, seja uma fêmea acariciando seu filhote com ela, um macho querendo agradar sua parceira ou elefantes conhecidos que entrelaçam as trombas como um cumprimento assim como para demonstrações de força.
As orelhas enormes também são algo bem marcante na aparência desse animal. E elas não são só bonitinhas, elas por serem tão grandes servem como espécies de abanadores para o calor das savanas africanas. Elas assim como a tromba também tem função social, são usadas para intimidação e pelos machos durante a corte.
Uma coisa interessante de se ver mas que ninguém quase nunca viu é um elefante deitado descansando. É porque isso quase nunca acontece. O elefante só se deita se estiver muito doente. Graças as suas patas altamente adaptadas os elefantes ficam por longos períodos de tempo em pé e não se cansam. Isso acontece porque por baixo dos ossos dos pés dos elefantes existe uma camada gelatinosa que funciona como uma almofada de ar ou amortecedor.
Apesar de hoje em dia infelizmente agente não ver, até pouco tempo atrás a maioria dos elefantes tinham presas de marfim, que nada mais eram que os segundos dentes incivos superiores. Hoje em dia mal vemos elefantes com presas mais uma vez por causa da ganancia e capricho do homem. A presa do elefante não foi feita para nós, seres humanos que devemos achar que só existe para nos satisfazer, ela foi feita para facilitar a busca de alimento pelo animal. As presas são utilizadas para escavar à procura de água, sal ou raízes; para retirar a casca das árvores, para comer a casca; para escavar a árvore adansonia a fim de retirar-lhe a polpa; e para mover árvores ou ramos quando um trilho é criado. Além disso, são utilizadas para marcar as árvores para demarcar o território e ocasionalmente como armas. Por possuírem dentes que seriam só para ajudar em sua sobrevivência o elefante vêm sofrendo com elas justamente o contrário, sua extinção. O marfim de seus dentes é usado em jóias, teclas para piano, hanko (selos personalizados para assinatura de documentos oficiais, exigida no Japão) e ainda é apreciada por artistas pela sua esculturabilidade. Que palhaçada! Meu deus, que capricho!! Tirar a vida de um ser vivo por apreciação! É um absurdo. Além da caça ilegal por seu marfim, esses animais estão perdendo seu habitat natural. Vamos repensar, mais uma vez, na importância de uma espécie para todo um planeta.

posted under |

2 comentários:

Anônimo disse...

isso um cu

Valnice disse...

MAIS INFORMAÇÕES:

Investidores e funcionários perdem confiança no Yahoo (EXAME)
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/investidores-e-funcionarios-perdem-confianca-no-yahoo

Última oportunidade para salvar os grandes da África da caça ilegal (El País)
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/20/internacional/1424426311_756002.html

Relatório encontra níveis ‘muito altos’ de caça ilegal de elefantes na África (ONU)
https://nacoesunidas.org/onu-relatorio-encontra-niveis-muito-altos-de-caca-ilegal-de-elefantes-na-africa/

Inércia do Japão alimenta mercado ilegal de marfim e demanda aumenta, aponta estudo (em inglês) (The Guardian)
http://www.theguardian.com/environment/2015/dec/10/japans-blind-eye-fuelling-illegal-ivory-trade-as-demand-rises-study-finds


Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers