Opiliões na minha varanda!


Pois é, opiliões na minha varanda! E tem gente que nem sabe o que é isso! Nunca nem viu, ou se viu pensou que fosse uma aranha, pois bem que parece, e se eu nao estudasse biologia com certeza também acharia que fosse tal aracnideo, que alias eu achava que incluia só as aranhas, mas tudo isso era antes da biologia.
Bom, o opilião é também pertencente a classe aracnida, só que a ordem opiliones. É um artropodezinho de hábitos noturnos e gosta de ficar no escuro durante o dia e em ambientes úmidos, por isso muita gente não o vê. Também é um bichinho muito cauteloso, não se deixando exibir por ai. Aqui ele se esconde em mini caverninhas no muro perto da escada e na grande mata atlantica da floresta da tijuca por debaixo de pedras e troncos, nos extratos arbóreos, debaixo do foliço... enfim, lugares que agente nao cutuca muito porque sabe que de la sai algum bicho estranho. Os opilioes mesmo tem oito longas e articuladas pernas bem maiores que seu corpo, mas apesar de serem considerados bichos esquisitos por serem parecidos com suas primas aranhas, sao bem inofensivos. Quer dizer... nao no que se diz respeito ao odor! Enquanto algumas aranhas apresentam glândulas com venenos, os opilioes apresentam glândulas odoríferas! E que odor! Várias vezes durante a noite eu sentia um cheiro de mato muito forte vindo da janela que comprovei ser liberado de um opilião quando matei um no meu banheiro. Só que dessa vez o cheiro veio muito mais forte, e persistiu durante boa parte da noite. Em seu habitat natural, os opiliões liberam esse odor quando se sentem ameaçados, e nossa, deve mesmo funcionar!
Bom, agora que sei que não é nenhuma aranha venenosa ou coisa parecida fico feliz de ter visto esse bicho cara a cara e que ele não representa nenhum perigo para mim, e por ser um bixinho tão diferente, raro e incrível é mais legal ainda dividir minha varanda com ele.
O bom da maioria dos insetos é que poucos correm risco de extinção, mas se voce ver um por ai, preserve!

posted under |

17 comentários:

Anônimo disse...

aaaah ta que eu vo deixa um bixo feio desse subir no meu pé quando eu tiver dormindo.
encontrei um bem feio no meu banheiro e taquei a bota no corno. ele tem o corpo com um formato triangular e com as patas traseiras bem grandes igual o da foto no link http://www.americanarachnology.org/HiResGallery/harvestman2.html
abraços (diego, vargem, SP)

Anônimo disse...

http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14634240

Gardnor disse...

eu adoro opiliões!!! Meu tcc é sobre eles :)

Um Índio disse...

oxe, matou o opilião por quê??? que maldade....

PzP disse...

eu tambem arrepio eles na porrada !!! bixo estranho comigo é no RAID !

EZacarias disse...

Olá, cheguei aqui no blog pelo Google, após procurar se eram mesmo os opiliões que tinham cheiro forte ou se era outra espécie. Me encontrei a primeira vez com esses bichos, acho que faz 2 anos. São terríveis. Lá na minha casa são uma praga e, agora que estou morando há 60Km de casa, me deparo com aquele cheiro arrepiante e insportável :)
Mas daí pra matar o bichinho é mais complicado pelas razões:
1 - Ele é muito duro, e semelhante às aranhas, não morre fácil. Eu pesquisei por aí... sabia que ele pode regenerar aquelas pernas horríveis e tortas?
2 - Vivo ele fede muitíssimo, mas se matar, parece que todos se reúnem pra acabar com nosso nariz. Ou o cheiro é só do falecido, mas é insuportável e leva quase 8 horas pra passar.
3 - Eles são [quase] inofensivos, então pra que matar? Até que são fofinhos haha
Estudo computação, mas compartilho do mesmo interesse por insetos e animais em geral. Não sou muito fã de anatomia, mas sempre gosto de pesquisar novas espécies :)

Outra coisa interessante que eu reparei observando eles, é que diferente dos insetos e aracnídeos (talvez não aranhas, mas escorpiões), eles percebem rapidamente quando alguém está olhando pra eles por muito tempo. Outro bicho no qual eu notei este comportamento é o gafanhoto, que foge se você olhar ele fixo por algum tempo. Enfim. As únicas vezes que vi os opiliões foi à noite, cruzando da máquina de lavar roupas até a pia, e ao revirar uma pilha de lenhas e galhos velhos.

Mas é isso aí. Obrigado por tirar minha dúvida sobre o cheiro deles. Até mais.
(desculpa se aconteceram postagens múltiplas

Anônimo disse...

Achei esse bicho no meu banheiro e achei que fosse uma aranha (ou algo parecido)... ai resolvi matar...MEU DEUS! Que arrependimento...
Tive que abrir todas as janelas de casa para aquele cheiro sair,além de ficar com cheiro no sapato que eu usei ficou com cheiro na minha roupa também !
Fiquei com medo que o cheiro fizesse mal pra mim tambem !
Se eu soubesse que era inofensivo tinha colocado ele pra fora !

Anônimo disse...

POR FAVOR NÃO MATE ESSE BICHO, FEDE DE MAIS!!!!

Anônimo disse...

Ontem vi um no meu box, achei que fosse uma aranha e matei, noosssa, o cheiro ardeu muito nos meus olhos e nariz, nem sabia que esse bicho existia.

Anônimo disse...

eu nunca imaginei que fosse inofensivo,e existia muitos deles onde passei minha infância até que descobri que a querosene mata e não deixa soltar o cheiro, a só jogar em cima,agora que sei que é inofensivo não o farei novamente. Sempre o confundi com aranhas.

Anônimo disse...

Eu n mato. Boto pra fora os bichos, vou soltando eles por aê haha
Curto artrópodes tbm, tenho uma quedinha por aracnídeos! :)
Obs.:-"O bom da maioria dos insetos é q poucos correm risco de extinção..."
- Não são insetos!!!

Ana disse...

Eu achei uns e achei super estranho, parece uma aranha de antena!
Matei (porque achei que fosse venenoso) e não fedeu, mas tem mais 3 aqui perto

Unknown disse...

Achei no quintal e vim procurar sobrr pq tenho duas cachorras e dois gatos e tenho medo de qualquer bichinho diferente que possa fazer mal aos meus filhotes

Unknown disse...

Que droga como que tira o cheiro desse bicho de dentro de casa??
Coisa horrível 😰😩

Anônimo disse...

Fui pegar limão atrás de casa e me deparei com esse bicho ,pensei que fosse uma aranha né fui lá com a vassoura e matei ele ,que arrependimento ,fedeu tanto mais tanto , insuportável o cheiro desse bicho

Unknown disse...

Nunca tinha visto esse bicho, esse fim de semana fui para chacara e encontrei um dentro do carro, matei porque achei que fosse aranha, e agora o meu carro ta fedendo demais, qual a dica para tirar esse mau cheiro do carro?

betinho disse...

Por favor, se ver um bichinho desses, não mate!!
Vamos preservar a natureza e os bichinhos fedidinhos mas...legais. OPILIÃO MINHA...

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers