Vampiros e morcegos


Os morcegos estão classificados na ordem Chiroptera e divididos em duas subordens, Megachiroptera e Microchiroptera. Os primeiros, conhecidos como raposas voadoras são encontrados nas regiões tropicais e subtropicais do Velho Mundo. Os segundos, conhecidos também como morcegos verdadeiros, possuem distribuição mundial. As raposas voadoras apresentam espécies de tamanhos enormes, podendo chegar a quase 2 metros de envergadura e pesar 1,5kg. Os morcegos verdadeiros possuem espécies de tamanhos relativamente pequenos a médios, porém apresentam alguns de tamanho grande, como Vampyrum spectrum, nome um tanto macabro, mas ao contrário do que nossa imaginação tende a nos levar, ele não é como um vampiro sugador de sangue, é apenas um carnívoro.
Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os morcegos são hematófagos( se alimentam de sangue). Alias apenas 3 espécies do total de 1120 espécies apresentam esse hábito que por ser pouco comum e um tanto diferente, é bem temido e falado por aí a fora. E esses pequenos mamíferos voadores não mordem e chupam o sangue como os filmes de vampiros nos levam a acreditar. Eles mordem a vítima e lambem o sangue que escorre da ferida. O sangue não coagula pois eles apresentam uma enzima em sua saliva, a Draculina ( que por acaso nos remete ao Drácula, lógico) que impede a coagulação. E possuem ainda dois canais em cada lado da língua que lhes permitem ingerir o sangue.
Em relação a dentição desses animais os dentes molares são finos, alongados e abreviados a uma borda cortante enquanto que os incisivos e caninos são bem aumentados, sendo os incisivos usados para ferir a vítima. Possuem o focinho alongado e a língua comprida com numerosas papilas na extremidade distal.
Esse hábito alimentar vampiresco um tanto tenebroso, é o hábito alimentar mais especializado entre os morcegos e não se sabe claramente da onde a hematofagia derivou-se. Mas não precisamos temer por nosso sangue quando avistarmos um morcego, afinal são poucas as espécies hematófagas como disse antes, e eles habitam cavernas e tocas úmidas e escuras, caçam a noite e tem preferência pelo sangue de aves ao de mamíferos, apesar de muitos ferirem mamíferos domésticos. Porém relatos de ataques de morcegos a humanos são raros. Mas também se for atacado já era, a probabilidade dele voltar a fazer a refeição no mesmo lugar é bastante grande, e ele ainda chama os amigos pois os morcegos são animais bastante sociáveis e vivem em bandos. Ainda por cima praticam o altruísmo. Quando um animal não consegue se alimentar em uma noite, o que conseguiu regurgita ( vulgo vomita) o sangue para o outro animal se alimentar, pois o lema deles é um por todos e todos por um.

O importante é a sobrevivência do grupo e não do indivíduo para esses animais. Lembrando que os morcegos hematófagos são exclusivamente hematófagos, não podem se alimentar de outras fontes e como esses morcegos só ingerem sangue, não resistem mais de três dias sem o líquido. Vida difícil essa de morcego vampiro hein.
Ah, só para constar: esses morcegos são encontrados no Brasil.

posted under |

1 comentários:

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaa eu sou uma vampira mas q pena ninguem acredita vou sugar seu sangueeeeeeeeeee

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers