Narval


A baleia unicórnio, como é conhecida em muitos lugares, é um mamífero cetáceo odontoceti da mesma família que a baleia branca. Muitas pessoas nunca ouviram falar num animal desses pois ele não é muito popular. Vive nas águas frias do Círculo Polar Ártico, ocasionalmente animais perdidos são encontrados na costa européia solitários, mas em situação normal eles vivem em grupo de 5 a 10 indivíduos.
Se alimentam de peixes, cefalópodes (lulas e polvos) que buscam em águas profundas pois são excelentes mergulhadores atingindo com facilidade profundidades superiores a 1000 metros. Assim como a maioria dos mamíferos aquáticos o Narval tem um período de gestação longo, de 13 a 15 meses, e só dá uma cria por vez na maioria das vezes e passa um período de 1 a 2 anos amamentando e cuidando de seu filhote, só entrando no cio outra vez uns 3 a 4 anos após a última gestação, o que torna esses animais vulneráveis pois não se recuperam rapidamente de um risco de extinção. São animais que atingem de 4 a 5 metros de comprimento e pesam em torno de 1,5 toneladas, sendo os machos maiores que as fêmeas. Mas o maior diferencial no que diz respeito a esse animal e ao dimorfismo sexual é a presença de um ''chifre'' nos machos desta espécie. Na verdade esse chifre é o dente incisivo superior esquerdo dos machos, que se encontra enrolado em espiral e que se projeta como um chifre. Este dente é feito de marfim e pode atingir até 3 metros de comprimento, quase metade do comprimento do animal. Cerca de um macho em 500 tem duas presas em vez de uma. Esse chifre é um apêndice nervoso para o narval pois apresenta mais de 10 milhões de terminações nervosas e esses nervos são capazes de detectar mudanças sutis no ambiente como temperatura, pressão, gradientes de partículas e provavelmente muito mais, dando ao animal uma percepção única! Como eles têm o costume de erguer as presas no ar, os cientistas imaginam que elas poderiam servir como estações meteorológicas sofisticadas, permitindo que os bichos farejem mudanças de temperatura e pressão ligadas à chegada de frentes frias e ao congelamento de canais em meio ao gelo.

Como não poderia deixar de ser quando um animal tem alguma coisa de valor comercial, ele é caçado até sua extinção. A presa do macho do narval é fonte de marfim de valor comercial e constitui um atrativo à caça da espécie. Os narvais foram e continuam a ser caçados por possuírem chifres de marfim. Este atingiu sempre preços altíssimos porque se acreditava que ele era o corno do Unicórnio mítico, chegando, na idade Média, a valer literalmente o seu peso em ouro. Com o surgimento dos navios baleeiros os narvais começaram a ser caçados em massa. Não se tem dados precisos de seu estado de conservação, mas estima-se que existam cerca de 50 000 indivíduos. Infelizmente ainda hoje a caça é permitida, com restrições. Mas sabemos do potencial destrutivo do homem e sua falta de respeito para com os animais e a natureza, e ai está mais um animal caçado tanto para satisfazer nossos caprichos de esportes e lazer como nossos caprichos de bens para consumo. Como não temos uma estimativa do tamanho da população e nem um controle de sua caça, essa é uma espécie que deveríamos proteger, estudar e ter mais controle de sua ecologia e caça para melhor preservação de sua espécie.



posted under |

9 comentários:

Lento disse...

"Como não poderia deixar de ser quando um animal tem alguma coisa de valor comercial, ele é caçado até sua extinção."

Concordo e isso é muito triste!

Anônimo disse...

Todas as sofisticações futuras que o homem ainda vai descobrir ou inventar já estão presentes e em atuação na natureza há muito tempo, contudo, o homem se preocupa com tantas outras coisas ($$$) que se esquece de observar e interpretar certas coisas, um exemplo é o dente "chifre" do nardal que é capaz de perceber mudanças mínimas no clima e na água. Que tal estudar esses animais ao invés de matá-los??? Quem sabe consigamos salvar a nossa própria pele das catastrofes que ocorrem todos os dias pelo mundo, apenas observando, estudando e interpretando as atitudes de certos animais e plantas!!!

Ronaldo Tomás (Campo Grande/MS)

Anônimo disse...

o ser humano , se acha no direito de explorar todas as espeçes de animais. tal grande a inteligencia que DEUS deixou pra nos , tal grande estupides contra a vida, e contra a DEUS. enquanto nos sermos estupidos com DEUS, ele será conivente com nós, ´´HUMANOS``. andré

Anônimo disse...

revolta me a simples visao do estupido homem dando mostras de sua força INTELIGENCIA e poder sobre a natureza,ate quando eles vao continuar dizimando vidas´preciosas na sua ignorante e desesperada busca pelo poder e dinheiro?abominaveis seres insensiveis e interesseiros na sua busca louca e insensata

Anônimo disse...

São animais interessantíssmos e alguns dias atrás eu nunca tinha ouvido falar deles!Quanta coisa maravilhosa ainda temos pra aprender e conhecer nesse mundo!!! Cada ser vivo, cada planta, cada gotícula de água, encerra um mundo de possibilidades e novas descobertas; tudo feito com mílimetrica perfeição. O que só nos mostra quão grande é Deus....

Anônimo disse...

É devastador perceber que perdemos nossa humanidade levando a quase extinção espécies tão incríveis. "Temo pela nossa espécie, quando penso que Deus é justo".

Anônimo disse...

matou minha curiosidade....concerteza foi um bom artigo

Anônimo disse...

Uma criatura tão interesante deveria ser mais estudada e mais cuidada para que essa raça para de ser extinta,por que ele é uma animal com vida e não mais uma desculpinha para ganhar mais dinheiro,veriamos protege-lo!!!

Anônimo disse...

eu quero bolo

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers