O último peixe- boi


O peixe boi é um mamífero aquático exclusivamente herbívoro. Existem três espécies de peixes bois: o peixe-boi marinho, o peixe- boi africano e o peixe- boi da Amazônia, que é o animal que será retratado aqui. Os peixes- boi da Amazônia são animais fluviais e vivem nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. É a única espécie de água doce de peixes- boi existente. Também é o menor dos peixes- boi, atingindo no máximo 3 metros e pesando até 500 kg. Outras características que os distingue é a presença de uma mancha branca na região ventral de quase todos os indivíduos e a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais. Seu couro cinza escuro é grosso e resistente, sendo muito cobiçado por caçadores. Além disso caça- se o peixe boi também pela sua gordura, que assim como a da baleia, usava-se para lamparinas, e sua carne também era muito apreciada. Alias era não, é. Infelizmente ainda hoje, apesar da proibição da caça ao peixe boi, esse mamífero ainda corre riscos, a população ribeirinha ainda consome a carne desse animal, mesmo sendo ilegal. Além da caça, as principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat, a liberação de mercúrio nos rios e o uso de agrotóxicos. Ocasionalmente filhotes são acidentalmente capturados em redes de pesca. Represas hidrelétricas atuam como barreiras e isolam populações, limitando a variabilidade genética da espécie.

O peixe- boi tem uma baixa taxa reprodutiva. As fêmeas dão a luz apenas a um filhote por vez e o período de gestação é de treze meses, a mãe ainda amamenta o filhote durante um ou dois anos, por isso elas têm filhotes apenas de quatro em quatro anos pois ela só volta a entrar no cio um ano depois de desmamar a cria. Esse fator de baixa natalidade é, de certa forma, um prejuízo para os peixes- bois já que eles estão em extinção. Caçando desenfreadamente esses animais, a chance de nascerem novos filhotes para balancear a população não existe. Por isso o peixe- boi é considerado um caso muito crítico de vulnerabilidade.
O peixe- boi na natureza é uma espécie que possui uma importância ecológica muito grande no equilíbrio do ecossistema, pois suas fezes fertilizam as águas, auxiliando na produção de alimentos para outras espécies. Também auxiliam no controle de plantas
aquáticas, evitando a eutrofização de lagos e rios, além de desobstruir o fluxo das águas. Em seu habitat é difícil encontrá- lo, pois ele sabe se esconder muito bem entre as plantas aquáticas além das águas serem um pouco turvas e sua cor ser acinzentada. O peixe boi não apresenta um predador natural, seria um grande vencedor nesses rios a fora, não fosse a perseguição feita por nós, humanos, atrás desse pobre mamífero. Mas ainda assim, ele o é. Não se importa de demarcar território visto que não deve temer, e anda sozinho sem medo, são animais tipicamente solitários, exceto mamãe e filhote em período de amamentação. Mas ainda assim eles se comunicam através de vocalizações. Os peixes- boi da amazônia preferem águas pouco profundas e se mantém perto da superfície para respirar. Na seca eles sofrem, pois a vazante dos rios restringe a área de ocupação dos peixes-boi a pequenos lagos e poços. Com isso sua vulnerabilidade aumenta e ele é intencionalmente caçado nesse período.
Tem de se fazer um trabalho visando orientar as ações de conservação da espécie,
executando trabalhos de educação ambiental, visando conscientizar, sensibilizar e informar as comunidades ribeirinhas sobre o risco de extinção da espécie bem como apresentar à população ribeirinha alternativas econômicas de modo sustentável, evitando assim a degradação ambiental e o consumo da carne desse mamífero. Apesar da crescente conscientização e das leis de proibição a caça do peixe- boi, ele ainda eh ameaçado, por isso depende de nós cobrarmos por mais rigor dessas leis e maior fiscalização das mesmas, assim como alertar e conscientizar os criminosos dos peixes- boi. O peixe- boi é um animal magnífico e admirável, portanto vamos respeitar seu direito a vida pois isso é o básico.

OBS: Vale ressaltar que o livro infantil ''O último peixe- boi'' é uma das histórias mais lindas e emocionantes que já li, e muito me marcou. Recomendado ( mesmo para adultos).

posted under |

1 comentários:

Lento disse...

Tá muito bem feito o texto!!!!

Parabéns!!!

Eu nunca li esse livro :(

Bjos

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers