Baleia prima da vaca?! Da origem e evolução á preservação dos cetáceos.


A baleia é prima da vaca?! Pois é isso mesmo! E não é só porque as duas são grandes e, aos olhos de nós, humanos, gordas. É porque os cetáceos ( ordem que incluem baleias, botos e golfinhos) evoluíram de mamíferos terrestres da ordem Artiodactyla o qual fazem parte as vacas, bois, porcos, enfim todos os animais mamíferos ungulados com um número par de dedos nas patas. E temos evidências fósseis sobre isto ( http://www.pbs.org/wgbh/evolution/library/03/4/real/l_034_05.html -- incrivel vídeo sobre evolução dos cetáceos, em inglês). Tais fósseis levavam uma vida tipicamente terrestre e eram adaptados a corrida, mas para maior fartura de alimento e para evitar todos os predadores que tinham em terra, esses animais, aos poucos, foram migrando para a água, até se tornarem completamente dependentes dela e desenvolverem uma anatomia e fisiologia adaptadas a vida aquática.
O corpo desses animais adquiriu um formato fusiforme, como o dos peixes, para melhor desenvoltura na água. Os membros anteriores agora são barbatanas ou nadadeiras em forma de remos. A cauda agora possui dois lobos horizontais, que proporcionam propulsão por meio de movimentos verticais. Dos membros posteriores só sobraram vestígios ósseos pequenos da pélvis. As vértebras do pescoço estão fundidas na maior parte dos cetáceos, o que fornece estabilidade durante a natação às custas da flexibilidade. A perda parcial ou total de pêlos, que em contato com a água deixaria os cetáceos mais lentos, também foi uma adaptação para o meio aquático. Uma intensa camada de gordura de baixo da pele ajuda esses animais a manterem a temperatura (isolamento) em águas frias e como reserva energética nos períodos de escassez.
Como todos os mamíferos, os cetáceos respiram ar pelos pulmões e fazem isso através dos espiráculos, aberturas no topo da cabeça do animal, que permitem o animal respirar mesmo submerso. Os pulmões funcionam da mesma maneira que os nossos, só que em uma inspirada, nosso corpo pode absorver 15% do oxigênio inalado. A baleia, por exemplo, pode absorver até 90% do oxigênio inalado e se levarmos em consideração o tamanho do pulmão de uma baleia com certeza é muito oxigênio! Assim como nos outros mamíferos, elas armazenam esse excesso de oxigênio em mioglobina, uma proteína encontrada na célula dos músculos. As baleias têm mais quantidade de mioglobina do que os outros animais, o que permite que armazenem uma maior quantidade de oxigênio.
As baleias também usam o oxigênio de uma maneira mais eficiente. Quando mergulham, o coração bate mais devagar e as artérias selecionadas são contraídas, assim diminuindo o seu volume. Isso diminui o fluxo de sangue para certos órgãos sem diminuir a pressão do sangue. Essa fisiologia especializada da baleia faz com que ela tenha um melhor aproveitamento do oxigênio. Além disso elas possuem um número maior de alvéolos, duas camadas capilares, ao invés de uma, revestindo os alvéolos. Pleura muito mais resistente e espessa. Tecido pulmonar contento uma grande quantidade de fibras musculares que fornecem mais elasticidade aos pulmões. Tecido cartilaginoso constituindo os pulmões, dando mais resistência as fortes pressões provocadas pelo aumento da profundidade.
Do ponto de vista evolutivo é incrível como as baleias se diferenciaram de suas primas durante todos esses milhares de anos. Tanto que são de ordens diferentes agora. As baleias primitivas se tornaram completamente aquáticas há cerca de 5 a 10 milhões de anos. Porém a sua adaptação ao mar começou há cerca de 50 milhões de anos atrás. Por mais que pareça um período extremamente longo, para a escala evolutiva é uma adaptação incrivelmente rápida!



Temos que preservar esse animal incrível que infelizmente se encontra em risco de extinção. A pesca de baleias, mesmo proibida, ainda é muito comum em várias costas, principalmente da Noruega, Islândia e Japão. A sua caça, seja pela sua carne, sua gordura ou pelo espermacete, tem de ser interrompida. A captura acidental, infelizmente, também acontece, principalmente pela pescaria de atum e pescaria de arrasto. Além disso, muitas baleias morrem por descompressão por causa do sonar de exercícios militares e sbumarinos. Acontece que os cetáceos usam um sistema parecido para se localizar no oceano. A avalanche dos pulsos de sonar pode ser demais para esses sensores delicados, levando os animais à desorientação, que culminaria com o retorno acelerado à superfície. Barulhos de outras origens, como motores de barcos, os levantamentos sísmicos marinhos e, também, a exploração petrolífera e de gás natural também perturbam os cetáceos e podem os levar a morte. O som é indispensável à sobrevivências das baleias. Julga-se que, enquanto os complexos sons da baleia-jubarte (e algumas azuis) sejam majoritariamente usados na fase da selecção sexual, os sons mais simples de outros animais da mesma espécie são utilizados durante todo o ano. Assim, perante a fraca visibilidade dos meios aquáticos e tendo em conta que o som se propaga melhor em ambiente aquático, sons audíveis podem ter especial importância na sua orientação.
"A humanidade está literalmente a afogar os mamíferos marinhos", diz Robbie Marsland, director do Fundo Internacional do Bem-Estar Animal, no Reino Unido. "Enquanto ninguém sabe as reais consequências para estes animais específicos, a não ser que a comunidade internacional tome medidas preventivas, poderemos acordar demasiado tarde para os prejuízos que estamos a causar", alerta. Falta legislação para regular índices de ruído no fundo do mar.

posted under |

3 comentários:

Lento disse...

Bizarro esse parentesco!!!!!!!

Anônimo disse...

Bizarro seria se elas tivessem parentesco com as Abelhas

Anônimo disse...

eh verdade bozarro seria com as abelhas.... esse parentesco eh muito factivel

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers