A Sand Dollar!!!


Sand dollar em inglês. Para nós brasileiros é a bolacha da praia. Sim, esse animal incrível faz parte do filo echinodermata e da classe echinoidea,a mesma dos ouriços do mar. Mas para muitos que não conhecem, até achariam que não é um animal, e sim alguma concha ou pedra, qualquer coisa de origem mineral muito bem desenhada pela natureza e com uma simetria pentaradial invejável para qualquer ser inanimado. Mas a bolacha da praia é sim um animal. Ela se reproduz, se alimenta e se locomove por mais incrível que possa parecer. Mas ela não se locomove como a maioria dos animais, alias ela prefere ficar enterrada nos bancos de areia escondida de possíveis predadores. Predadores estes que conseguem perfurar a concha recoberta de espinhos pequenos da incrível bolacha. Mas quando ela se locomove é pelos pés ambulacrais, localizados na superfície que entra em contato com a areia.
Aqui vai um vídeo dela se locomovendo um pouquinho:



Mas como esses animais parecidos com pedras em forma de bolacha se alimentam? Eles possuvem uma boca na superfície oral, que fica virada para baixo, em contato com a areia ( a mesma superfície dos pés ambulacrais). As bolachas se alimentam de partículas coletadas pelos pés ambulacrais, que de pé em pé leva a comida até a boca. Esses pés ambulacrais, agora da superfície aboral, funcionam ainda para a troca gasosa!
As bolachas são dióicas, ou seja, existem bolachas machos e bolachas fêmeas! Os espermatozóides e os óvulos são liberados diretamente na água, onde ocorre a fertilização, mas existem espécies incubadoras. O desenvolvimento é indireto, isso quer dizer que há formas larvais de bolacha! Sim, as bolachas um dia foram pequenas larvas ( equinoplúteo), assim como os girinos que um dia se tornam sapos, os equinoplúteos um dia se desenvolvem até se tornarem bolachas! Os equinoplúteos nadam e se alimentam por vários meses. Durante o final da vida larval o esqueleto adulto começa a se formar, a larva então vai afundando aos poucos. A metamorfose é extremamente rápida, ocorrendo em cerca de 1 hora! Que adolescência rápida heim!
Aqui vai um vídeo maravilhoso sobre o desenvolvimento dessa larva:

posted under |

3 comentários:

Lento disse...

Parabéns por esse post!!!
Está sensacional!!!

Anônimo disse...

lindo...parabens

Romina disse...

Incrível filmação. A natureza e maravilhosa!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Followers